segunda-feira, 27 de março de 2017

História Missionária: Ernesto

Tema: Imitando a Jesus
Versículo: “Sede meus imitadores, como sou de Cristo.” I Coríntios 11:1
História Missionária: Ernesto
Ernesto era um menino como qualquer outro garoto. E como toda a criança tinha momentos alegres, triste, de dúvidas, mas ele tinha uma dificuldade incomum, seu pai havia falecido e algumas situações se tornaram difíceis pra ele em casa. 
Ele ajudava sua mãe colhendo latinhas, papelão, tudo que ele via que era reciclável ele recolhia para vender e assim ter um dinheiro extra pra ajudar sua mãe nas despesas de sua casa.
Certo dia, Ernesto esta coletando seus materiais e no apareceu um garoto que gostava de confusão. Este garoto pegou uma pedra e atirou na vidraça de uma casa da vizinhança e saiu correndo. Ernesto que estava coletando seus materiais recicláveis viu tudo e então a moradora da casa ao ver sua vidraça quebrada, ficou muito zangada. E quando viu Ernesto, logo tirou conclusões que era ele o culpado por sua vidraça quebrada, não esperou nem Ernesto explicar e já começou a falar palavras feias e que deixaram Ernesto muito triste. Mesmo assim Ernesto interrompeu aquela senhora e mostrou o verdadeiro culpado pela vidraça quebrada.
O garoto estava escondido atrás de um muro e quando percebeu que Ernesto o entregou para aquela senhora, veio em direção a Ernesto para aumentar a confusão e o ameaçar dizendo: “Se aquela senhora me acusar de alguma coisa, eu vou bater em você!” Ernesto ficou calado e observando o garoto ir embora o ameaçando mesmo de longe. 
O dono do ferro velho Sr. Assis, presenciou todo o ocorrido e quando Ernesto se aproximou dele disse: “Ah! Ernesto! Você é muito fraco! Você deixou aquele garoto te acusar injustamente e te ameaçar.?! Se fosse eu teria enfrentado aquele garoto.” Ernesto então respondeu ao Sr. Assis: “Sabe Sr. Assis eu aprendi que não podemos nos vingar, que a vingança entristece a Deus, e como eu tenho que ser obediente a Sua Palavra. Eu sei que era até mais forte que aquele garoto, mas escolhi agradar a Deus.” Ernesto tinha coletado muitos materiais naquele dia, seu carrinho de reciclável estava cheio e ele vendeu tudo para o Sr. Assis que pagou um bom dinheiro pelo material. 
Ao voltar pra casa Ernesto encontrou o garoto da confusão. E agora? O que Ernesto ia fazer? Ia voltar e ir por outra rua? Ou mudar de calçada? Mas Ernesto percebeu algo de errado com o garoto, ele viu que o garoto estava chorando, sentado na calçada muito triste, sem camisa, com frio e então Ernesto resolveu chegar perto dele para perguntar o que havia acontecido e se ele podia ajuda-lo. 
O garoto respondeu que a mãe havia batido nele e que o tinha colocado para fora de casa, e hoje como outros dias ele ia dormir na rua, para aprender a se comportar e viver. Ernesto ficou com pena do garoto, deu sua camiseta para o garoto e perguntou se ele tinha algo para comer. Ernesto então foi até a padaria comprou lanche para comerem juntos e disse: “Você pode ficar em minha casa hoje, mas tem que dormir na varanda para minha mãe não perceber você lá em casa.” O garoto ficou muito feliz e disse que não iria fazer nenhum barulho, mas indagou: “Porque você me trata assim? Fiz tanto mal a você e você só me retribui em bem?” Ernesto disse que esta era a forma que Jesus tratou as pessoas e quer que nós a tratemos também. 
Chegando em casa, Ernesto acomodou o garoto na varanda como o combinado. Quando Ernesto entrou em casa sua mãe percebeu que ele estava sem camisa e logo começou a questioná-lo. E então Ernesto disse que havia dado sua camisa a um garoto que estava passando frio na rua, e sua mãe diz que Ele só tinha duas camisas como faria agora com uma só? Ernesto diz a ela que conseguiu coletar muitos recicláveis e que como dinheiro que recebeu com a venda conseguiria ajudar nas despesas e comprar uma camisa nova para ele. A mãe então compreendeu a atitude do filho pois ele havia suprido as necessidades da casa e agido da forma correta.
No outro dia, Ernesto acordou cedinho, tomou café e separou para o seu “hóspede” e quando saiu na varanda logo viu o garoto, entregou o café da manhã e o convidou para recolher o reciclável com ele. O garoto logo aceitou o convite e os dois começaram então a andar pelas ruas recolhendo os recicláveis. Ernesto disse ao garoto que era bom trabalhar para ter um dinheiro ao invés de ficar na rua fazendo coisas erradas.
No caminho, o garoto olhou para um local e viu um monte de pneus e disse a Ernesto: “Olha, vamos pegar aqueles pneus, ele nos renderá algum dinheiro.” Ernesto então diz ao garoto que os pneus estão em um cercado particular e que se eles pegassem era como eles estivessem roubando e o roubo não agrada a Deus. O garoto ficou pensativo e envergonhado e perguntou a Ernesto, onde ele aprendeu sobre essas coisas de Deus. Ernesto então diz que toda quarta feira um missionário vai a praça e fala as pessoas sobre a Bíblia que é a Palavra de Deus. Ele ensina sobre Deus e como ser obediente a estes ensinos. Então Ernesto o convidou para irem juntos ouvir a lição que seria ensinada naquele dia.
Os dois estavam ansiosos para que chegasse a hora de ouvirem a mensagem. Então o missionário iniciou a mensagem falando do plano maravilhoso que Deus tem para nós. Ele disse que quando Deus alcança o nosso coração, passamos a crer em Jesus como nosso único Salvador e assim nos reconciliamos novamente com Deus, deixando o pecado (que é tudo aquilo que fazemos que não agrada a Deus: mentir, roubar, falar palavrão, bater, etc), contando para Deus e pedindo perdão por tudo de errado que fazemos. E o missionário disse também que para nós aprendamos mais de Deus é preciso ler a Bíblia e orar. O missionário disse que Deus transforma o coração das pessoas. 
Naquela tarde, Deus alcançou o coração daquele garoto que só tinha atitudes más, ele reconheceu seus erros, contou pra Deus, pediu perdão e assim como Ernesto eles queriam ter uma vida diferente. Agora Jesus era exemplo para eles, e eles queriam ser igual a Cristo. 
Assim como Ernesto e aquele garoto Deus também deseja alcançar seu coração. Diga a Ele que você também quer fazer parte desta família tão grande, que é a família da fé. Aqueles que já foram alcançados por Deus, peçam para que os ajudem a compartilhar desta mensagem da salvação, essas boas novas que vem através de Cristo.









História Missionária: Ernesto (APEC)
Adaptada:
Hélio Luis Alves
Ana Eliza Nascimento
Fonte: Facebook - Salinha da tia Mi

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mathetes Kids Template by Ipietoon Cute Blog Design