segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Aprendendo com os animais da Bíblia - Lição 02 - Noé e os animais


Lição 02

             Noé e os animais


Base Bíblica: Gênesis 6-9

Versículo Chave: "Todo ser que respira louve ao Senhor". (Sl 150:6)

 Objetivos: que a criança compreenda que:
1.    Há consequências sérias para o pecado;
2.    Que Deus preparou uma salvação para quem decide caminhar em obediência a Ele.
3.    Que há bênçãos para quem decide obedecer a Deus.

Quebra-gelo:  Noé mandou

Uma das crianças é encarregada de ser Noé e ficará à frente dos outros jogadores que serão os animais da arca. Ele dará as ordens e todos os “animais” deverão cumpri-las. As ordens devem ser relacionadas aos animais como por exemplo: “Noé mandou todos os macacos pularem em um pé só” Assim todas as crianças imitam um macaco pulando em um pé só. Outras ordens podem ser dadas como: Noé mandou os elefantes darem uma rodadinha; Noé mandou os ursos coçarem as barrigas; Noé mandou as hienas darem uma risadinha... e por aí vai...

Mensagem: Deus manda o dilúvio

Como você se sente quando as outras crianças que estão fazendo coisas erradas parecem estar se divertindo? Isso faz você querer participar? É bastante difícil continuar fazendo que é certo quando parece que você é o único que ama o Senhor e quer agradá-lo. Mas, se você já tem Jesus como seu salvador, Deus irá ajudá-lo a continuar fazendo o que é certo sem se importar com o que os outros façam. Um homem em nossa história de hoje amou a Deus e ficou firme na decisão de fazer o que era certo, embora todos os outros estivessem agindo errado.
Há muito tempo, depois de Deus ter criado todas as coisas, os homens se multiplicaram sobre a face da terra.  E cada vez mais faziam maldades, os homens eram perversos. Não respeitavam mais a Deus, e cada um fazia o que achava que era certo.
As crianças mentiam, roubavam, brigavam o tempo todo. Deus ficou muito triste em ver como a humanidade estava perdida.
Não tinha mais chance para aqueles homens, então Deus tomou uma atitude extrema. Ele resolveu acabar com todos os homens maus que estavam sobre a terra.
Porém, no meio daquele povo, havia um homem que era temente a Deus. Noé era o único que andava com o Senhor.
Então Deus deu um aviso a Noé, que iria destruir todos no mundo e iria poupar apenas a sua família.
Como Noé deve ter ficado triste e chocado quando Deus lhe deu essa notícia. Todos na terra morreria por causa dos seus pecados – todos menos Noé e sua família.
Deus mandou Noé construir uma grande arca, pois nela seriam salvos ele e sua família e um casal de cada animal.
Imaginem só, uma arca grande o suficiente para caber um casal de cada espécie de animal que existe na terra. Teria que ser uma arca beeeem grande. E demorou muito tempo para ficar pronta.
Mas Nóe e seus filhos não desistiram. Continuaram, fazendo o que Deus mandou. Imagina como foi o falatório naquela cidade. Devem ter achado que Noé estava ficando louco, construir um barco tão grande.
Noé obedeceu a Deus em tudo o que o Senhor ordenou. E quando a arca estava pronta, ele e sua esposa, seus três filhos Sem, Can e Jafé, e as esposas de seus filhos, entraram na arca, junto com um casal de cada bicho.
Quando Noé, sua família e os animais estavam seguros na arca, Deus fechou a porta.
E então começou a chover, uma chuva forte que durou o período de quarenta dias. As águas do dilúvio inundaram todas as cidades, e tamparam o mais alto monte, matando assim tudo que tinha vida no mundo.
Depois dos quarenta dias Noé abriu a janela da carca e soltou um corvo. Ele saiu, mas ia e voltava pois não tinha lugar onde pousar.
Depois soltou uma pombinha e ela  também voltou de pressa, pois não tinha onde pousar.
Noé esperou mais sete dias, e soltou a  pombinha novamente, dessa vez  ela trouxe um raminho de oliveira em seu bico, assim Noé soube que as águas já estavam baixando.
Ele esperou mais sete dias, e soltou a pombinha novamente, e dessa vez ela não voltou. Então Noé soube que as águas do dilúvio já haviam baixado.
Deus mandou Noé abrir a porta da arca, e sair  com sua família e todos os animais.
Ao sair da arca, Noé ergueu um altar ao Senhor e fez um sacrifício para Deus. Deus se agradou da oferta de Noé e então Deus fez uma aliança com Noé. E disse que nunca mais iria destruir a humanidade com as águas do dilúvio.
E como sinal dessa aliança Deus colocou um arco nos céus, para toda vez que os homens olhassem para aquele arco lembrassem da aliança que foi feita naquele dia.

 Para pensar:

Deus havia dado a chance para as pessoas se arrependerem, mas elas não quiseram. Só havia um lugar seguro no mundo. Os que estavam na arca estavam salvos do castigo por causa do pecado. Apesar da maldade dos outros, Noé continuou agindo certo sem se importar como que os outros faziam.
Pode parecer mais fácil fazer o que é errado como copiar as lições de um colega como muitos fazem; mas o que seria certo para você? Por quê? Pode parecer fácil fazer as lições da escola de qualquer jeito, principalmente se seus amigos agem assim, mas qual seria a coisa certa a ser feita? Em Galatas 6.9 diz: Não nos cansemos de fazer o bem.
Outras crianças ao seu redor podem estar fazendo coisas erradas, e devem achar que você é bobo por não fazer essas coisas também. Mas Deus diz para você continuar fazendo o que é certo e não desistir.
Noé fez isso, ele obedeceu a Deus.  As pessoas certamente riram dele, mas ele continuou a fazer o que era certo diante do Senhor.
Hoje em dia só há um lugar seguro para nós estarmos, é em Jesus Cristo, o filho perfeito de Deus que morreu na cruz por nós. Assim como Deus salvou Noé e sua família naquela arca, quem está em cristo é salvo do castigo pelo pecado.
Assim como Deus fez uma aliança com Noé, ele faz uma nova aliança e promete a vida eterna para todos aqueles que tem Jesus em seu coração.
Você já convidou Jesus para morar em seu coração? Se não, vamos fazer uma oração o convidando para fazer parte da sua vida. (Faça uma oração de entrega).


Atividade:

01. Prepare pedaços de papel colorido picado e algodão. As crianças deverão colorir o desenho da arca e colar papel colorido no arco-íris e algodão nas nuvens. 


SUGESTÃO DE DECORAÇÃO 


ATIVIDADE DO DIA 





Até a Próxima! 

Fonte:
Bíblia de recursos para o ministério com crianças - APEC

Para acessar mais lições como essa clique aqui


0 comentários:

Postar um comentário

 

Mathetes Kids Template by Ipietoon Cute Blog Design