sábado, 9 de setembro de 2017

Aprendendo com os animais da Bíblia - Lição 01 - Deus Criou todos os animais


Lição 01

Deus Criou todos  Os Animais


Base Bíblica: Gênesis 1 - 2

Versículo Chave: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento as obras das suas mãos” Salmo 19.1

 Objetivos: que a criança compreenda que:
1.    Deus é o criador de tudo ser vivente.
2.    Tudo o que Deus criou glorifica a Ele.
3.    Podemos aprender muitas lições ao observarmos aos animais.

Quebra-gelo: Caminho da criação
MATERIAL: Figuras da Criação
O condutor espalha as sete figuras da criação alternadas no chão. Toca-se uma música e as crianças em fila vão pulado ao lado de cada figura. Quando a música parar, as crianças que estiverem ao lado da de alguma figura, deverá dizer a qual dia da criação essa figura pertence, ou se o lado com o número estiver voltado para cima, deverá dizer o que Deus criou naquele dia.
As figuras para esta atividade estão em anexo ao final dessa lição. Se possível, recorte-as e cole em colorset ou EVA, e no verso escreva o número da criação correspondente.  Fazendo isso, você terá um ótimo recurso que poderá ser usado em outras ocasiões. 

 Mensagem: Deus criou todos os animais

Que legal, hoje vamos nos divertir com a bicharada. Tudo o que Deus faz é muito bom. Quando Deus criou a terra e tudo o que nela há, a Bíblia diz que no princípio a terra era sem forma e vazia.
Feche os seus olhos, e tente imaginar essa cena. Não existia nada. Era uma escuridão que só. Então Deus disse: Haja Luz. (Abram os seus olhos) e a partir daquele momento a luz passou a existir.
Assim Deus fez a separação entre a luz e as trevas, e Ele viu que a luz era boa, e chamou então a luz de dia e as trevas de noite. E assim foi criado o primeiro dia.
 E disse Deus: que haja separação entre as águas. E assim criou Deus os Céus. E viu Deus que isso era bom. E assim foi o segundo dia.
Disse também Deus ajunte-se as águas debaixo do céu em um só lugar e haja a porção seca. E chamou as águas de mares. E à porção seca, disse o Senhor, que produza todos os tipos de árvores, flores e frutos. E viu Deus que isso era bom, e assim foi o terceiro dia.
E disse Deus, haja luzeiros no céu, um para governar o dia e outro para governar a noite. E Deus fez também as estrelas. Assim criou Deus o Sol, a Lua e as estrelas. E Deus viu que isso era bom, e foi esse o quarto dia.
Depois disse Deus: povoem-se as águas os grandes animais marinhos e todas as espécies de peixes. E no Céu, sejam cheios de todas as aves segundo as suas espécies. E Deus viu que isso era bom, e disse multiplicai-vos e preencham as águas dos mares e os céus. E esse foi o quinto dia.
 Disse ainda Deus, produza a terra todos os tipos de animais domésticos, répteis e animais selvagens. E viu Deus que isso era bom. E também disse Deus, façamos o homem a nossa imagem e a nossa semelhança. E ele dominará sobre todos os peixes do mar, todas as aves do céu e sobre todo animal da terra. E tomou o Senhor do pó da terra e assim formou o homem, e soprou Nele do seu espírito e o homem foi feito alma vivente. O homem cuidava dos animais, e viu o Senhor que o  homem estava só, então fez cair um sono sobre ele, e enquanto dormia Deus tirou uma costela, e dela formou a mulher. Assim, Deus os colocou em um jardim para cuidar de todos os animais que existem.  Depois de haver criado todas as coisas, viu Deus que tudo o que fizera era muito bom. E assim foi o sexto dia.

Assim, pois foram acabados os céus e a terra, e tudo o que nela existe. E havendo Deus terminado, no dia sétimo que fizera descansou. E santificou o sétimo dia, pois nele descansou de toda obra que fizera.

 Para pensar:

Deus fez tudo com muito amor; fez toda a terra para mim e para você. Por isso, Ele não quer que destruamos a natureza. Cuide bem do lugar onde vive: não jogue papel na rua; não jogue pedra nos animais; dê comida a seu cachorro ou gatinho.

Vejam, crianças, a criatividade de Deus. Ele criou animais de vários tipos e tamanhos. Quais os animais que vocês já viram? (converse um pouco com as crianças sobre os animais. Se possível, leve um mapa e fale dos animais daquelas regiões.)
Qual animal que você mais gosta? E o que menos gosta?

Deus criou o mundo e fez coisas muito bonitas e boas para nós. Criou a luz, as águas, a terra, as plantas, o sol, a lua, as estrelas em também, criou os animais - animais de todos os tipos: animais que vivem na terra; animais que vivem na  água; animais que vivem no céu; Alguns animais para nós são mansos, outros, muito bravos.

Deus criou também o homem e a mulher, isto quer dizer que Deus criou a mim e a você com muito amor! O primeiro casal se chamava Adão e Eva. Deus colocou num lindo jardim, juntamente com todos os animais e deu uma tarefa muito especial a Adão: colocar nome em todos os animais. O macaco se chama macaco porque Adão pôs esse nome; o gato... a baleia... e assim por diante. Você pode me dizer alguns nomes?
Deus ainda disse mais uma coisa para Adão: "você dominará todos os animais".

Você já pensou que Deus criou bichinhos tão pequenos, como a pulga, a formiga e outros tão grandes, como o elefante, a girafa? É interessante pensar como cada animal tem um jeito diferente, e também, como as pessoas são diferentes. Deus ama você e a mim de forma especial; não importa como somos e o que temos, o que importa é ter Jesus, o Filho de Deus, no coração.


Atividade:

01. Vamos criar um mural para essas lições, todo o domingo aprenderemos sobre algum animal da Bíblia. Assim como Deus preparou os céus, a terra, e os mares para receber os animais, vamos preparar um jardim bem bonito para receber os animais que vão nos ensinar lições Bíblicas. 

02. Cada criança deverá desenhar e colorir seu animal favorito.  
VISUAIS PARA HORA DA HISTÓRIA




 

IMAGENS PARA DINÂMICA 





ATIVIDADE DO DIA 



Até a Próxima!

Fonte:
Bíblia de recursos para o ministério com crianças - APEC
Editora Cristã Evangélica - Quando os animais aparecem

Para acessar mais lições como essa clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mathetes Kids Template by Ipietoon Cute Blog Design